segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caça ao Tesouro: uma metodologia de pesquisa na Internet

É indiscutível que a Internet tem muita informação, ao ponto de ser já um "lugar comum" dizer-se que a Internet "tem tudo". No contexto escolar a Internet é cada vez mais usada e uma forma dos professores potenciarem essa informação para a aprendizagem dos alunos, é muitas vezes dizer-lhes da forma menos correcta: "pesquisem na internet".

Quando esta pesquisa é feita sem orientação e objectivos precisos e claros, os resultados podem ser pouco satisfatórios. No ensino, torna-se necessário a utilização de metodologias para usar a Internet. Um desses métodos é organizar desafios sobre um tema num formato que se assemelha às caças ao tesouro.

A caça ao tesouro é um modelo de organização das informações para usos estruturados dos recursos da Internet na educação. Consiste na colocação de desafios de busca de informações e dados na Internet, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependem de leitura e interpretação dos recursos seleccionados para a actividade.

A caça ao tesouro é uma actividade didática muito simples que facilita a integração da Internet no currículo.

Enquanto actividade educativa baseada na Web uma Caça ao Tesouro tem fundamentalmente dois objectivos de aprendizagem:
  • Aquisição de conhecimentos específicos
  • Desenvolvimento de competências de pesquisa e selecção de informação relevante
Alguns recursos:

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    Gostei muito de verificar que postaram um pequeno texto que vai ser util para toda a turma, já que inclui, para alem dos conceitos base exemplos concretos e material de apoio.
    Obrigada!
    Até logo
    Abc
    CC

    ResponderEliminar