quarta-feira, 9 de maio de 2012

WEBQUEST NO ENSINO SUPERIOR: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA EXPLORAR AS PÁGINAS E OS RECURSOS DA WEB
Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências.
 As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.

Palavras Chaves:

WebQuest, Tecnologias, Web, Ensino Superior



Fonte:JUNIOR, João Batista, COUTINHO, Clara, WebQuest no ensino superior: Uma estratégia educativa para explorar as páginas da WEB, Revista Científica de Educação à Distância,Vol2 – N°4 – JUL 2011

VEJA AQUI TEXTO INTEGRAL

3 comentários:

  1. Este é um blogue bastante interessante pois tem vindo a abordar temas bastante pertinentes e atuais. Tenho vindo a acompanhá-lo e tenho gostado do que vejo... Devo desde já dar os parabéns às alunas deste Mestrado pois estão a desenvolver um excelente trabalho! Continuem pois é deste tipo de atividades de que precisamos e é de valorizar...

    Bom trabalho e um bem-hajam pelo vosso trabalho!

    Carla Silva

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carla!
    Ficamos felizes por saber que os temas tratados a tenham interessado! A nossa intenção é mesmo esta... dar a conhecer as novas tecnologia educativas, ainda pouco conhecidas por muitos!

    Continue a seguir o blog, pois outros temas de interesse serão aqui abordados!

    ResponderEliminar
  3. Olá carissimas alunas!
    Gosto de verificar que o vosso trabalho interessa a outras pessoas que não apenas a da nossa pequena comunidade de aprendizagem!
    É uma forma de ganharmos novos adeptos para usarem estas ferramentas de comunicação e partilha.
    Um reparo apenas: não esqueçam as normas APA nas citações. Verão como isso sera util na vossa vida profissional futura (para o ano que vem...):
    http://www.usq.edu.au/library/help/referencing/apa
    Abc
    CC

    ResponderEliminar